4 de julho de 2012

Bangalô Cultural – Mostra de Cultura Independente - 2ª Edição


Celso Moretti, Sabedoria Nahtiva e Trovão das Minas são algumas das atrações da segunda edição do “Bangalô Cultural – Mostra de Cultura Independente” que acontece neste domingo em Contagem

Reggae, maracatu, circo e até stand up comedy, a diversidade marca a programação do “Bangalô Cultural – Mostra de Cultura Independente - 2ª Edição”. O destaque desta edição vai para a cultura negra, que dita o ritmo com o batuque do maracatu do “Trovão das Minas” e o reggae do “Sabedoria Nahtiva”, que convida “Celso Moretti”.  A Mostra acontece neste domingo, 8 de julho, das 16h às 22h, na Rua Jequitibás, em frente à Estação do Metrô Eldorado e tem entrada franca.

O “Bangalô Cultural – Mostra de Cultura Independente” assume mais uma vez seu compromisso de valorizar a cultura local e abre espaço para os artistas de Contagem se apresentarem. Além de promover o intercâmbio cultural, levando a cidade artistas e expressões de outros locais. 

A programação começa às 16 horas com a oficina de malabares realizada pela “Trupe Gaia”. As inscrições acontecem no local. Além da oficina, a Trupe apresenta ainda, um pouco do universo circense com seus malabares de fogo, perna de pau, monociclo através de intervenções durante todo o dia.

Mais tarde, às 17h45 é a vez do humorista Léo de Castro que apresenta seu espetáculo de stand up comedy, “Redondamente Engraçado”. O cotidiano dos moradores de Contagem, os percalços vividos por gordinhos e o futebol são algumas das inspirações do comediante natural da cidade.  

Quem abre a programação musical é o grupo “Trovão das Minas”, que a partir das 19 horas leva um pouco da cultura do maracatu para Contagem.

Mais tarde, às 20h30 é a vez do reggae do grupo “Sabedoria Nahtiva”, que convida o já consagrado Celso Moretti. Durante os intervalos, quem comanda o som são os dj’s “Will” e “LB”.


Bangalô Cultural - Mostra de Cultura Independente

O “Bangalô Cultural - Mostra de Cultura Independente” tem como objetivo promover a cultura e ocupar os espaços públicos de Contagem. A ideia, segundo o coordenador da Associação Bangalô Cultural, Rafael Aquino, é “mostrar que a cidade pode ser produtora de cultura e que todos nós somos atores dessa cena cultural”. A segunda edição da Mostra pretende consolidar o papel do Bangalô na busca pela criação de mais espaços culturais em Contagem, que com a proximidade da capital perde a sua identidade artística e cultural.

Nesta edição o palco será montado em frente à Estação de Metrô Eldorado. O objetivo é aproveitar o constante fluxo de pessoas no local e chamar atenção para a cultura da cidade.  “Queremos transformá-la em um palco constante da cultura, as estações de Belo Horizonte recebem vários projetos, a Eldorado, não”, comenta Rafael Aquino.

Até o final do ano a Associação Bangalô Cultural promove mais duas edições da Mostra de Cultura Independente em Contagem. Os locais ainda não foram escolhidos.
O “Bangalô Cultural – Mostra de Cultura Independente” tem patrocínio da Sada Transportes, através da Lei Rouanet.



Confira mais detalhes das atrações:

Sabedoria Nahtiva & Celso Moretti

Sabedoria Nahtiva
A banda de Contagem iniciou sua trajetória no cenário reggae de Minas Gerais em outubro de 2008. Composta pelos músicos Rafael Barroso (vocal), Breno Baldoni (baixo), Daniel Filho (guitarras), Paulo Cesar “PC” (bateria), Marcelo Caçapa (guitarras/vocais) e Amilton Ribeiro (teclados) ganhou alguns festivais no estado de Minas Gerais. O grupo hoje se apresenta por toda parte levando suas mensagens ao público mineiro.

Celso Moretti
Nascido em São João Del Rei (MG) em 1954 e criado desde os sete anos de idade na já extinta favela Vila Nova Brasília, em Contagem. Pioneiro do reggae em Minas Gerais (1984), hoje a maior referência do gênero no Estado e respeitado pelos demais artistas de reggae no Brasil inteiro. Celso Moretti tem uma maneira singular de interpretação, fato que caracteriza de forma determinante a proposta do Reggae Favela.

Trovão das Minas
Fundado em 2001, em Belo Horizonte, o grupo busca resgatar e valorizar a centenária cultura do Maracatu de Baque Virado, parte importante da rica Música Popular  Brasileira. O “ Trovão das Minas” mistura elementos do Maracatu  Pernambucano com os ritmos do Moçambique, da Ciranda, Congo, Baião,  Côco e Toadas de Domínio Público, desenvolvendo um repertório de  composições próprias, através da pesquisa da tradicional música da Cultura Popular.

Com seu trabalho, o Trovão das Minas vem difundindo a importância do  Maracatu, sendo o pioneiro deste gênero em Minas Gerais. Multiplicando  o conhecimento, o Trovão consolida uma escola, através de oficinas  regulares, formando batuqueiros e incentivando a criação de diversos  grupos deste estilo musical, não só no estado, como em outros países.

Léo de Castro
Natural de Contagem foi um dos finalistas da região sudeste do Risadaria - 1º Campeonato Nacional de Stand-up Comedy. Já participou de programas de TV como o Caldeirão do Huck e Programa do Jô, onde foi convidado do quadro "Humor da Caneca". E já foi convidado do Programa Panico, da Rádio Jovem Pan. Atualmente é redator e locutor do Se Vira na Pan, quadro de humor, que vai ao ar todos dias na Jovem Pan BH.

Redondamente Engraçado
Munido de muito humor e colesterol alto, Léo de Castro comanda seu espetáculo solo “Redondamente Engraçado”, que faz uma observação bem humorada das situações do cotidiano. Natural de Contagem, Léo de Castro não poderia deixar de fora as divertidas observações sobre sua cidade natal. Léo faz um apanhado de histórias vividas por ele em Contagem, comentando sobre as baladas, os bairros e o transporte público. O comediante aborda também as divertidas situações vividas por aqueles que têm uns quilinhos a mais. E do futebol ao shopping center, de relacionamentos à programas de TV, os temas apresentados no espetáculo são repletos de ironia e bom humor.

Trupe Gaia
A “Trupe Gaia” é um grupo de artistas de Belo Horizonte, fundada em 2006, que tem como proposta a prática e a difusão da consciência ambiental através das artes circenses e do teatro. A Trupe Gaia transcende a ideia de um mero grupo: é uma família de jovens amigos que têm como propósito levar a visão de um mundo mais humano e colorido na forma de arte e conscientização ambiental.

DJ Will
“Dj Wil” é o idealizador da “Black Bass”, um projeto que divulga o estilo Drum’n Bass e suas influências, há 10 anos apresentando grandes  nomes da música eletrônica nacional e internacional. O DJ é referência do Drumn’n Bass em Minas Gerais, já se apresentou em diversas regiões brasileiras.
  
DJ LB
Conhecido como “DJ LB”, especializado em Rap e Black Music, começou a tocar em 2003, influenciado pela música negra. Tocou ao lado de vários nomes do cenário hip hop, como “Kl Jay”, “King”, “Qap” e “Nedu Lopes” entre outros. Já foi integrante do projeto cultural  “Duelo de MC’s”, em Belo Horizonte. Se Juntou ao “Dj Groovy”, um dos grandes nomes do hip hop de Belo Horizonte,  com o projeto “Jam on the Groove”.



 Serviço2° edição Bangalô Cultural - Mostra de Cultural Independente 
Data: 8 de julho
Horário: 16h às 22h
Local:  Rua Jequitibás, em frente à Estação do Metrô Eldorado
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário